Você considera cartão de crédito um amigo ou inimigo? Não tem uma resposta certa para esta pergunta. Essa ferramenta pode ser muito útil e vantajosa, se usada com inteligência financeira.
O mesmo cartão que pode te trazer realizações e conquistas como viagens e aquisições, pode também te colocar em uma bola de neve de dívidas, que cresce cada vez mais. Isso acontece porque os juros praticados são os mais altos do mercado, chegando a 500% ao ano.
O cartão de crédito nada mais é do que uma modalidade de empréstimo. Na prática o uso do cartão nos dá um prazo para pagamento.
A diferença entre o débito e o crédito está no prazo do pagamento e benefícios. Com o cartão de débito é como se o pagamento fosse em dinheiro, mas neste caso o desconto acontece diretamente na sua conta bancária. Já o uso de cartão de crédito pode trazer muitos benefícios como por exemplo controle das contas, pagamento sem descapitalização, parcelamento e acúmulos de pontos que podem ser convertidos em milhas (assunto para outra publicação). Porém é preciso consciência para utilizar essa ferramenta, pois se você não está com sua vida financeira organizada ele pode prejudicar sua vida financeira.
Usar o cartão de crédito como uma extensão de sua receita é um dos principais erros que fazem com que as pessoas entrem no endividamento. O limite do cartão de crédito deve ser utilizado de forma responsável, lembrando sempre que o seu limite mensal, independente do limite do seu cartão de crédito, é sempre o quanto você recebeu de rendimentos do trabalho, investimentos e/ou renda extra.
Emprestar seu cartão de crédito pode aumentar o risco do endividamento, uma vez que você passa a dívida de outrem para seu nome e, se esse terceiro não se comprometer com o pagamento, quem sofre as consequências é você.
Atrasar o pagamento da fatura, ou pagar o mínimo, prejudica todo seu orçamento, pois os juros dos cartões de crédito são os mais altos praticados no mercado. Se você tem dificuldade de se lembrar, programe um alarme no seu celular que te recorde desse assunto.
Aqui vai uma dica para quem gosta de usar o cartão de crédito, se você possui o capital para a compra do bem durável, produtos que demoram para se desgastar, itens que a recompra será depois de um bom prazo, utilize o cartão para pagamento parcelado, e invista o dinheiro que usaria para o pagamento deste produto, assim você otimiza seus rendimentos. Isso se o desconto do pagamento à vista não for maior do que você receberá com sua aplicação.
Lembre-se o cartão de crédito é uma ótima ferramenta, mas com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Controle seus gastos, para não ser surpreendido no final, estabeleça limites para seu orçamento, sempre pesquise para ver as vantagens das formas de pagamentos. O cartão de crédito pode sim ser um aliado no dia a dia com as finanças, basta utilizarmos com sabedoria e planejamento.
Lucas Gervásio
Educador Financeiro
Instagram: @lucas.ag
E-mail: lucasag.enq@gmail.com
Opmerkingen