top of page
logo2024_edited_edited.jpg

Aprenda a se alimentar saudável

  • Foto do escritor: Thayane Domingos
    Thayane Domingos
  • 1 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2023

Manter a alimentação saudável ao longo da vida evita não só a má nutrição em todas as suas formas, mas também uma gama de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições de saúde. No entanto, o aumento da produção de alimentos não processados, a rápida urbanização e a mudança de estilos de vida deram lugar a uma alteração nos padrões alimentares. As pessoas agora consomem mais alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares livres e sal/sódio - e muitas não comem frutas, vegetais e outras fibras alimentares o suficiente.


A composição exata de uma dieta diversificada, equilibrada e saudável varia de acordo com as características individuais de cada pessoa (idade, sexo, estilo de vida e grau de atividade física), contexto cultural, alimentos disponíveis localmente e hábitos alimentares. No entanto, os princípios básicos do que constitui uma alimentação saudável permanecem os mesmos para todas e todos.


Principais fatos
  • Uma alimentação saudável ajuda a proteger contra má nutrição em todos as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer.

  • A alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde.

  • Práticas alimentares saudáveis começam cedo na vida. A amamentação, por exemplo, promove crescimento e melhora o desenvolvimento cognitivo. Além disso, pode ter benefícios a longo prazo para a saúde, reduzindo o risco de obesidade e de sobrepeso, bem como desenvolvimento de DCNT.

  • A ingestão calórica deve estar em equilíbrio com o gasto calórico. Para evitar uma ganho de peso não saudável, as gorduras não devem exceder 30% da ingestão calórica total.

  • As gorduras saturadas devem representar menos de 10% da ingestão calórica total. O consumo de gorduras trans, por sua vez, deve ser inferior a 1% do consumo total. Para isso ser possível, o consumo de gorduras deveriam ser modificado para reduzir as gorduras saturadas e trans para gorduras insaturadas, com o objetivo de eliminar a gordura trans produzida industrialmente.

  • Limitar o consumo de açúcares livres para menos de 10% da ingestão calórica total faz parte de uma alimentação saudável. Uma redução adicional para menos de 5% é sugerida para benefícios adicionais à saúde.

  • Manter o consumo diário de sal abaixo de 5g (o equivalente a menos de 2g de sódio) ajuda a prevenir a hipertensão e reduz o risco de doenças cardiovasculares AVC entre a população adulta.

  • Os Estados Membros da OMS concordaram em reduzir a ingestão de sal da população mundial em 30% até 2025. Também concordaram em deter o aumento do diabetes e da obesidade entre adultos como o sobrepeso.

Referência: OPAS, organização pan-americana de saúde, Alimentação saudável, OMS, 2019. Disponível em www.paho.org/pt/topicos/alimentacao-saudavel > Acesso em: 13/01/2023


ree

Foto arquivo pessoal

PERFIL: Olá! Meu nome é Maria Luiza, sou nutricionista, formada em Nutrição pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) desde o ano de 2020 e meu foco de atendimento são a nutrição clínica e o emagrecimento saudável.


Sou apaixonada pelo poder que a nutrição tem em transformar vidas e sonhos.


Unindo comportamento, saúde, estética e nutrição esportiva, você será guiado de uma forma diferente do que já experimentou antes!


Gosto de trabalhar com pequenas metas, sou contra proibições severas e minhas condutas são determinadas com foco no emagrecimento saudável, sem modismo.


Quero que você entenda como seguir a longo prazo, uma alimentação e um estilo de vida saudável. Para sua comodidade, você tem a nutri na palma da mão, através de um aplicativo de celular (Dietbox).


E também fico disponível através deste jornal para esclarecer suas dúvidas.


Contatos: WhatsApp: (31) 97160-3341

Instagram: @_marialuiza.nutri / @jornalcaicaras

Facebook: @caicarasjornal


Receita

Bolo de Banana Fofinho e Fácil

Antes de jogar aquelas bananas quase passadas no lixo, dê uma olhada na deliciosa receita que você pode fazer usando-as. A sobremesa a seguir é ideal para comer no lanche de qualquer hora do dia, especialmente acompanhada de chá ou café. Aprenda passo a passo um delicioso bolo de banana bem fofinho e molhadinho que agradará a todos.

ree

Imagem banco de dados

Ingredientes:

  • 2 ⅓ xícaras (525g) de bananas (passadas)

  • 2 xícaras (250g)de farinha de trigo

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

  • ½ xícara (115g) de manteiga

  • ¾ xícara (110g) de açúcar mascavo

  • 2 ovos batidos

  • 1 pitada de sal

Preparo:

  1. Antes de começar, preaqueça o forno a 180graus;

  2. Unte uma forma de bolo inglês de 23 x 13 cm;

  3. Em um recipiente grande, adicione a farinha, o bicarbonato e o sal;

  4. Em outro recipiente, bata a manteiga e o açúcar mascavo. Acrescente os ovos e as bananas amassadas, mexendo bem. Em seguida, adicione a mistura de banana à da farinha, mexendo bem até ficar uma massa úmida. Depois despeje na forma previamente untada;

  5. Asse o bolo no forno preaquecido por 60 a 65 minutos. Para verificar se está pronto, insira uma faca no centro até que saia limpa. Deixe o bolo esfriar na forma por 10 minutos;

  6. Deixe esfriar antes de servir e bom apetite!



 
 
 

Comentários


bottom of page