Ilustração: Marcelo Andreguetti
Inflação é o aumento geral nos preços de serviços e produtos, o que gera uma redução do poder de compra do nosso dinheiro. Ela é mensurada através do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), calculado com base no preço médio necessário para compra de um conjunto de bens de consumo ou serviço.
É comum encontrarmos pessoas que possuem medo de perder o dinheiro se deixá-lo no banco. Acontece que se este dinheiro não for colocado para trabalhar a inflação reduz seu poder de compra. Isso pode acontecer por uma pressão da demanda, quando um produto se torna escasso, porém o mercado identifica o interesse dos consumidores. Com isso, acabamos aceitando pagar um preço maior por aquilo. Um exemplo clássico é no ramo da agricultura, quando estamos fora de época de uma fruta, seu preço sobe, pois, a quantidade ofertada para a população é menor do que a demanda. Outra razão seria o aumento dos custos, como vem ocorre ultimamente, quando o preço do combustível sobe isso interfere no preço de todos os produtos e serviços, uma vez que a maioria dos produtos e serviços necessitam de algum meio de transporte que se move com base em um combustível. E esse aumento acaba sendo repassado para o consumidor. Outra forma que interfere no poder de compra é a depreciação da moeda, pois isso afeta a importação de produtos, tornando-os mais caros, aumentando assim o custo de produção, o que acaba sendo repassado ao preço final.
Agora se você é uma pessoa com inteligência financeira, você sabe o que fazer para evitar estes problemas de desvalorização da moeda. Uma das formas de manter seu poder de compra é investindo. Colocando seu dinheiro para trabalhar você reduz o impacto da inflação em seu bolso e, se investindo com sabedoria pode até aumentar o valor do seu poder de compra. Investimentos atrelados ao IPCA eliminam o impacto da inflação de seu bolso.
Existem diversos tipos de investimentos e de acordo com seus objetivos e perfil existem os mais indicados. Procure abrir uma conta em uma corretora ou banco de investimento e fazer sua análise de perfil de investidor, e trace metas e objetivos para seus investimentos. Pare de perder dinheiro para o tempo e comesse a investir para garantir um futuro mais tranquilo. Vale lembrar que antes de entrar para os investimentos deve ser feito o levantamento de suas dívidas, pois de nada adianta salvar seu dinheiro da inflação, mas ter uma bola de neve preste a esmaga-lo.
Lucas Gervásio
Educador Financeiro
Instagram: @lucas.ag
E-mail: lucasag.enq@gmail.com
댓글