Após congelamento o valor do tributo pode chegar a até 50% de aumento se comparado ao do ano passado
O governo do estado de Minas Gerais disponibilizou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023) para emissão das parcelas de pagamento e, infelizmente o tributo teve os seus valores atualizados depois de um ano sem aumento.
Contudo, esse novo valor pegou todo mundo de surpresa em Minas Gerais, pois o imposto voltou a ser atualizado após um ano de congelamento. No ano de 2022 o IPVA teve o mesmo valor de 2021 para avaliar os contribuintes e, também, por causa dos impostos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.
O imposto foi calculado de acordo com o preço médio dos automóveis na tabela da Fundação Instituto Econômico (Fipe). O IPVA 2023 varia de acordo com o tipo de veículo. Desse modo, os veículos de locadora, ônibus e caminhões foram taxados em 1% do seu valor da tabela Fipe. Veículos com autorização para transporte público e motocicletas, 2%, caminhonetes de carga e furgões 3% e caminhonetes e veículos utilitários pagarão 4%.
Imagem banco de dados
UMA BOA NOTÍCIA
Esse ano a novidade é que o imposto será cobrado a partir de março de 2023 e, poderá ser dividido em três partes, de março a maio e, para aqueles que optarem por pagar em uma única parcela, vão ganhar 3% de desconto. Os contribuintes que quitarem em dia nos dois últimos anos receberão também um desconto de 3%, diante do programa " Bom Pagador", ou seja, as reduções são acumulativas e a queda de valor chega a 6%. Para o esclarecimento do aumento do IPVA 2023 a Secretária da Fazenda informou os motivos por meio de uma nota.
Comentários